Prestação de contas 2022
A prestação de contas é uma obrigação da parte de quem gere e aplica dinheiros públicos. No âmbito
do SNC-AP, os objetivos do relato financeiro das entidades públicas passam, sobretudo:
I. Por proporcionar informação útil aos utilizadores das demonstrações financeiras determinada
pelas suas necessidades;
II. Para efeitos de responsabilização pela prestação de contas;
III. Para a tomada de decisões.
No estrito cumprimento dos dispositivos legais aplicáveis, apresenta-se o presente Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas do ano de 2022, para que, dentro dos prazos previstos, seja apreciada pelo órgão deliberativo, a correspondente Conta Anual da Autarquia.
O presente documento tem como objetivo:
1. Explicitar os níveis de execução realizados referenciando-os aos aspetos mais relevantes da atividade financeira da autarquia, no que concerne à sua natureza económica e financeira, nos
domínios das receitas, das despesas e da tesouraria;
2. Apresentar a situação económica relativa ao exercício, analisando a evolução da gestão nos diferentes setores da atividade da autarquia, designadamente no que respeita ao investimento, dívidas de curto, médio e longo prazos, financiamento externo e condições de funcionamento;
3. Analisar a situação financeira da autarquia, do ponto de vista patrimonial.
O Relatório de Gestão da Junta de Freguesia de Selho – S. Cristóvão referente ao ano de 2022, é elaborado de acordo com as normas do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) (aprovado pelo Decreto-Lei n.° 192/2015, de 11 de setembro) traduzindo com rigor e transparência a execução orçamental do ano.
No Relatório de Gestão analisam-se as situações quanto aos recursos humanos e à situação financeira e orçamental das freguesias. Foram elaborados quadros e gráficos de forma a evidenciar os dados indicados em cada capítulo.