Programa Voluntario Jovem para a Natureza Florestas 2024 – Candidaturas

Encontram-se abertas, a partir de 21 de março de 2024, as candidaturas para Entidades Organizadoras, ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024. O Programa VJNF – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, promovendo uma cultura de corresponsabilidade em termos de sustentabilidade. Podem candidatar-se as seguintes entidades (Artigo 4º do Regulamento em anexo):

  • Entidades constantes no Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas;
  • Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais;
  • Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; • Câmaras Municipais; • Juntas de Freguesia; • Corporações de Bombeiros;
  • Estabelecimentos públicos de ensino;
  • Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na Lei n.º 71/98 de 3 de novembro;

As candidaturas deverão ser formalizadas na plataforma: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt, com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início, sendo que: Os projetos têm uma duração mínima de 15 dias;

O valor de ressarcimento diário aos jovens voluntários, é de 13,00 euros;

A participação de cada voluntário tem uma duração diária de 5 horas; Até 20 dias após encerramento do(s) projeto(s), as entidades promotoras devem apresentar relatório, com dados físicos e dados financeiros.

A Apresentação de candidaturas já se encontra disponível na plataforma dos programas (acima indicada), podendo os projetos manter-se ativos até 15 de novembro de 2024. Lembramos a necessidade de preparação dos voluntários, sendo a informação geral facultada pelo IPDJ, e a informação específica da responsabilidade das entidades promotoras.

Para aceder à plataforma de candidatura, as entidades, que ainda não o fizeram, deverão registar-se previamente na BDU – Base de Dados Única do IPDJ, IP em https://bdu.ipdj.gov.pt/. Em anexo segue, um Manual de apoio. Para mais informações, poderão consultar o sitio do IPDJ em www.ipdj.gov.pt ou contactar os serviços desconcentrados do IPDJ, I.P. , da respetiva área geográfica.